Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

23/05/2017

Atacado e Varejo: Quais os principais desafios?

 
 
A crise econômica pela qual o Brasil está passando afeta de forma direta os segmentos de atacado e varejo. Já que o consumo foi prejudicado pela recessão, já que as famílias contiveram seus gastos.
 
 
Mas o que fazer nesse cenário? É preciso repensar os processos e a forma de vender.
 
 
Os principais desafios de curto prazo
 
 
Os setores atacadista e varejista enfrentam diversos desafios no curto prazo. Um é influenciado pelo outro. Afinal de contas, o atacado abastece o varejo, especialmente o regional, que é composto por estabelecimentos de pequeno porte inseridos nos bairros das cidades.
 
 
"Como os pontos de venda do varejo estão comprometidos pela queda no consumo, o atacado acaba vendendo menos."
 
 
Essa situação é comprovada por dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a entidade, entre janeiro e setembro de 2016 o consumidor compareceu apenas 3,6 vezes por mês ao varejo tradicional, que são as mercearias, bares e padarias, por exemplo.
 
 
Esse resultado foi 3,9% menor do que o mesmo período de 2015. No fechamento daquele ano, o recuo apresentado foi de 5,7%.
 
 
O ticket médio do varejo total (que contabiliza o tradicional mais o autosserviço) teve um avanço real de 6,5% até setembro, o que indica que os consumidores foram menos vezes aos pontos de venda, mas adquiriram em maior quantidade. Ou seja, as compras mensais voltaram com força devido à crise, o que reforça o comprometimento do volume vendido pelo pequeno varejo, que é abastecido pelo atacado.
 
 
Em resumo, o atacadista generalista possui um amplo mix de produtos e vários fornecedores. Seu principal cliente é o varejo regional e sua margem de lucro é baixa, mas ele ganha no volume de vendas.
 
 
E os obstáculos que aparecem nesse momento são:
 
 
 Fechamento de pontos de vendas devido à crise;
 Diminuição das idas do consumidor aos estabelecimentos;
 Recomposição do mix de vendas, já que o cliente privilegia as marcas mais baratas, que oferecem pequenas margens de lucro;
 Equipe de vendas não abrange todas as oportunidades no itinerário de visitas;
 Desenvolvimento de apps voltados para a venda direta ao consumidor;
 Ainda existe uma vertente que deve ser analisada de acordo com o segmento.
 
 
Os principais desafios de longo prazo
 
 
O atacado tem como principais desafios à necessidade de se adequar ao novo estilo de consumo dos brasileiros, que está principalmente influenciado pela tecnologia.
 
 
Isso acontece porque, segundo a lógica da cadeia de suprimentos, conforme o consumidor reduz suas compras totais nos pontos de venda tradicionais, o modelo tradicional de abastecimento também precisa ser revisto.
 
 
Em outras palavras, o atacado precisa rever seu modelo de negócio e prezar cada vez mais pela agilidade e atendimento às demandas diretas dos consumidores por meio de aplicativos, fidelidade e agendamento das entregas.
 
 
Monitoramento
 
 
Monitorar a situação da sua empresa e do cliente é a escolha certa, assim você pode identificar a situação financeira de seus clientes. Ao mesmo tempo permite identificar as maiores oportunidades e riscos para o seu negócio.
 
 
 
 
 
Por meio do Sistema Automa com integração com Forças de Vendas também é possível acompanhar em tempo real a situação financeira do representante no momento do fechamento da venda, além de gerenciar a carteira de clientes e acompanhar a dinâmica dela. O resultado é uma análise mais precisa da situação de crédito do consumidor ou da empresa.
 
 
As vantagens:
 
 
 Análise em tempo real da situação financeira do representante ao fechar a compra;
 Aceitação de todos os meios de pagamento a prazo tendo menor risco;
 Auxílio na prevenção de possíveis fraudes e falta de pagamentos;
 Fechamento de negócios com mais segurança.
 
 
Para saber mais sobre nossas Soluções em Gestão Empresarial, entre em contato clicando aqui
 
 
FONTE: Serasa Express