Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

21/05/2018

7 Dicas rápidas para você Gerenciar o crescimento do seu Negócio

Realizar o gerenciamento de uma empresa que está crescendo é inevitável, visto que toda a gestão passará por mudanças. A empresa em crescimento precisa ter um planejamento de apoio, para que possa se beneficiar da melhor forma, caso contrário, sem este documento ela irá acabar se tornando uma organização instável e sem rendimentos lucrativos.

Pensando nisso, hoje vamos deixar aqui 7 dicas rápidas para você gerenciar o crescimento do seu negócio. Leia abaixo e entenda!
 

Saiba qual é o seu negócio:

Você primeiramente deve ser perguntar, qual é o valor da sua empresa diante ao mercado? Qual é o meu diferencial entre a concorrência? O que meu produto/serviço tem como objetivo de atender?

Tire um tempo para pensar em seu negócio como um todo, sobre o que faz ele funcionar e porque ele merece se destacar no mercado. Este tipo de reflexão irá ajudar a decidir como você deseja que sua empresa cresça e ganhe espaço. Crie uma missão, visão e valores, isso irá ajudar a definir os seus objetivos.

Defina e entenda quais são suas metas

Não fuja da sua realidade atual, entenda a capacidade que sua estrutura pode atender. Oportunidades no mercado haverão muitas, mas não aceite algo que pode ser um grande pedido ou serviço que sua equipe não pode atender com qualidade. 

É melhor ser honesto com um novo cliente em potencial, em vez de aceitar o trabalho e fazer um trabalho ruim.

Para definir metas inteligentes, pense em:

Faça mensuração: Quando definido uma meta, é importante analisar os resultados posteriormente. Não adianta focar em apenas aumentar as vendas ou cortar custos, saiba qual ação está dando mais certo, seja  claro em seus objetivos.

Especifique: Mantenha o objetivo em mente, não apenas o foco em aumentar vendas. Você precisa entender quais setores terão mais demanda de trabalho e deixe claro os processos que precisarão ser feitos para conseguir chegar no fim da jornada.
 
Levante hipóteses: Seu objetivo é de fácil alcançável? Quais ferramentas você irá precisar para que isso aconteça? Você tem tempo suficiente para realizar esta tarefa?

Realista e relevância: O seu objetivo é realista e relevante? Existe um mercado para isso? Ele corresponde à visão e aos valores da sua empresa?
Planejamento: Realize um planejamento com os prazos de plano de negócio, cumpra-o e também monitore sua equipe também. 

Avaliar: no final de cada trimestre, analise suas metas e pense em como você está progredindo em relação a uma meta financeira. Você pode fazer isso usando informações financeiras atualizadas juntamente com insights de negócios de sua equipe.

Refazer: depois de avaliar seu progresso, ajuste sua meta para o próximo trimestre, dobrando o que funciona e abandonando o que não funciona.

Conheça o seu mercado

Realize uma pesquisa sobre o seu mercado, além disso, inclua nessa pesquisa seus clientes também. Contudo, saiba como eles se comportam diante do seu produto ou serviço. 

Lembre-se, as condições de negócios mudam constantemente, então faça isso continuamente. Pense também em produzir uma análise de SWOT, ali você irá avaliar seus pontos forte e fracos, internos e externos. Ajuda também em identificar as oportunidades que tem no mercado, além de também visualizar as ameaças que podem surgir no ramo de atividade.

Escolha os colaboradores certos

À medida que o seu negócio se expande, você precisa garantir que terá as pessoas certas ao seu redor para apoiá-lo. Quando se trata de contratação, não pense apenas em preencher uma lacuna de habilidades; a ideia é recrutar pessoas que se encaixam na cultura da sua empresa.

Então, uma vez que você tenha uma ótima equipe, trabalhe para reter essas pessoas, e assegure-se que seus funcionários se sintam valorizados e que seus papéis e responsabilidades permanecem atuais e estimulantes.

Vá do gerenciamento micro para o macro

Tenha em sua empresa o braço direito, o desenvolvimento de uma empresa pede por isso. O crescimento pode vim rápido e se estagnar, o que é normal , mas como empresário ou até mesmo gerente, é preciso saber supervisionar cada detalhe, para entender os defeitos. 

Tenta se afastar do cotidiano diário, para que você consiga visualizar melhor o estado da sua empresa. Assim, você acaba se concentrando apenas no crescimento e nas oportunidades do seu negócio. 

Mas também não se torne um líder ausente de sua empresa, os funcionários precisam se sentir valorizados por seus esforços. Deixe reservado um pouco do seu tempo para se envolver e dar feedbacks, fazendo com que eles consiga visualizar onde podem melhorar ou até mesmo destacar seus diferenciais. 

Proteja a propriedade intelectual

Para quem trabalha com questões empresariais, como marca ou produto, precisa se certificar de que nenhum concorrente roube a sua ideia, onde consequentemente, pode acabar levando os créditos ou os lucros diante dela. Conheça a legislação sobre este assunto com um profissional da área jurídica, mantenha os seus direitos e se familiarize com sua propriedade intelectual. 

Conheça o seu fluxo de caixa 

A empresa que passa por uma fase de crescimento rápido, precisa manter um capital, ou seja, terá que ter o controle do seu fluxo de caixa. 

Uma boa gestão requer a atenção dos fornecedores e controle de estoque, aliás, você precisa liberar dinheiro para que o crescimento da sua empresa seja saudável e nada fique estagnado. 

Outro ponto que vale ser destacado é a previsão semanal, saiba o que está entrando e o que está saindo do seu negócio. Potenciais interessados estarão muito mais propensos a investir em sua empresa se você tiver um fluxo de caixa forte.

Afinal, uma empresa em crescimento precisa se adaptar. Por isso, comece a colocar em prática agora essas ideias e qualquer dúvida, entre em contato. Se você quiser conhecer mais de nossos materiais ou se inscrever em nossas newsletter, clique na imagem abaixo.