Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

30/11/2018

Nova Tecnologia permite realizar vigilância marítima

 Resultado de imagem para mar

 

A Tecnologia é uma forte aliada para a proteção e segurança de diversos segmentos, como por exemplo a Tecnologia para proteção da Vida Animal, na Tanzânia, que monitora o comportamento dos animais e alerta os guardar florestais quando possíveis caçadores aparecem. Recentemente, uma nova foi desenvolvida, agora, para proteção e monitoramento dos mares.

 

O Radar OTH 0100 (Over The Horizon), nova Tecnologia para o monitoramento dos mares, permite proteger além da curvatura da Terra, atingindo distâncias inalcançáveis por radares oceânicos ou convencionais e com precisão.

 

A tecnologia inovadora será um dos destaques da IACIT (empresa que atua há mais de 32 anos no desenvolvimento de soluções nos segmentos de Defesa e Segurança Pública, CNS/ATM, Meteorologia, Telemetria e Redes Integradas), durante a Exponaval 2018, que acontece de 4 a 7 de dezembro, na Base Aeronaval Concón, em Valparaíso, Chile.

 

Com o Radar OTH 0100 da IACIT, único sistema operacional na América do Sul, é possível realizar a vigilância marítima a uma distância de 200 milhas náuticas (370 quilômetros de distância).

 

Por ultrapassar a linha de visada, com o emprego do conceito de “surface-wave” (ondas de superfície), o OTH mostra-se mais eficiente que os sistemas convencionais, sendo necessário uma quantidade menor de radares para uma cobertura mais abrangente.

 

O OTH opera na faixa de HF, emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências, proporcionando uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).

 

Com o sistema da IACIT é possível detectar embarcações que não transmitem sinal de AIS, conhecidas como embarcações “não cooperativas”, coibindo ilícitos como pirataria, contrabando, crimes ambientais e até mesmo possíveis invasões territoriais.

 

“A IACIT desenvolveu uma tecnologia única e imprescindível para países que possuem divisas marítimas. Com o Radar OTH a vigilância marítima é mais eficiente”, destaca o presente da empresa, Luiz Teixeira.

 

Fonte: Defesanet