Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÃCIAS

18/12/2014

IBPT completa 22 anos com lançamento de novos projetos

 

IBPT completa 22 anos com lançamento de novos projetos

Portal do Gasto Público e Impostômetro 2.0 são as novidades para 2015

Fonte: IBPT - De León Comunicações com edição de Fabio Riesemberg

IBPT completa 22 anos com lançamento de novos projetos

 

Depois do Impostômetro e do Empresômetro – Perfil Empresarial Brasileiro, o Brasil ainda irá conhecer outras ferramentas tecnológicas em 2015, como o Gastômetro – Portal do Gasto Público e o Licitômetro. É o anúncio do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação ao comemorar seu 22º aniversário nesta sexta-feira, 12 de dezembro. “O lançamento definitivo do Portal do Gasto Público, o Gastômetro, será uma das grandes novidades, após dois anos de testes e evoluções”, exaltou Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos do IBPT. “No Gastômetro o cidadão poderá consultar, por exemplo, quanto cada órgão público brasileiro gasta e fazer comparações com outros agentes públicos municipais, estaduais e federais”, revelou, ao fazer um balanço das atividades do IBPT em mais de duas décadas de atuação.

A abertura de um amplo escritório em São Paulo, em maio deste ano, marcou uma nova fase do IBPT. Entre várias outras iniciativas, destacou-se a criação do Empresômetro MPE , da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e do Fórum das Micros e Pequenas Empresas. O Empresômetro MPE é uma ferramenta para a elaboração de políticas públicas ou privadas e ainda permite o desenvolvimento de estratégias de mercado. Através dela, a população se beneficia com a transparência no fornecimento das informações públicas online, em um único website, sobre mais de 13 milhões de micros e pequenas empresas. São dados importantes, como a localização dos empreendimentos ativos, seus regimes de tributação e a monitoração da abertura e fechamento das pequenas empresas.

A ferramenta ainda trouxe, acoplado, o Simulador Tributário para Empresas Prestadoras de Serviços, que instantaneamente calcula a carga média de impostos que recaem sobre as empresas, bastando o empreendedor fornecer dados como faturamento médio, categoria de tributação do Simples Nacional e percentual de mão de obra com encargos. O Simulador Tributário é de grande utilidade aos empreendedores, especialmente com a universalização do Simples Nacional, implantada pelo Governo Federal, depois dos esforços da sociedade civil organizada e do IBPT para a aprovação do projeto no Congresso. É uma das mais recentes conquistas do Instituto nesses 22 anos, “período em que o IBPT se consolidou como umas das instituições de maior credibilidade no cenário nacional”, comemorou Amaral.

“Ao longo dessas duas décadas, o IBPT contribuiu para mudar a mentalidade do cidadão brasileiro sobre o pagamento dos impostos e a sua aplicação em prol de serviços de qualidade à população. Em 2015, o Instituto apresentará novas ferramentas para auxiliar o contribuinte a acompanhar os gastos públicos e ter condições de cobrar um retorno mais adequado dos serviços pela quantidade de impostos que paga”, ressaltou o presidente-executivo do Instituto, João Eloi Olenike.

Outros lançamentos do IBPT para o próximo ano são o Impostômetro 2.0, versão para celular e tablet do site que acompanha a arrecadação de tributos no País em tempo real, que permitirá personalização das informações; o Licitômetro, painel que acompanhará todas as licitações em andamento no Brasil, e a nova versão do Empresômetro, com estatísticas das empresas por bairro, nome e outras combinações de pesquisa. “O IBPT possui o maior banco de dados privado, com informações para seus estudos, pareceres, consultoria e sistemas de governança fiscal, tributária e de negócios”, ressaltou Gilberto Amaral. “Com ele podemos fornecer um valioso assessoramento a entidades e empresas no entendimento do complexo sistema tributário e do ambiente de negócios brasileiro”, observou. Hoje, a equipe do IBPT é integrada por profissionais de diversas áreas, desde advogados e contadores, passando por especialistas em Economia, Administração, Tecnologia e Comunicação.

Fundado em 1992, em Curitiba, o IBPT também está presente nas cidades de Londrina e São Paulo. O Instituto tem ampliado suas atividades, serviços e produtos, promovendo auditorias, consultorias e implementação de sistemas de governança tributária, além de orientar estratégias de negócios a partir da análise de informações econômicas e fiscais. Em sua trajetória, o Instituto desenvolveu diversas ações e apoiou, ao lado de outras entidades da sociedade civil, movimentos de sucesso pelo fim da CPMF e contra a MP 232, que promoveria aumento de tributos aos prestadores de serviços.

Ano a ano, conheça a trajetória do IBPT ao longo das últimas duas décadas: 

1992 - É fundado o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, no dia 12 de dezembro.

1993 - IBPT inicia estudos sobre planejamento tributário.

1997 - Instituto começa a lançar estudos sobre a carga tributária brasileira.

1999 - É realizado o I Congresso Brasileiro de Planejamento Tributário.

2003 - O IBPT revela quantos dias o brasileiro trabalha só para pagar impostos. Em 2014 isso custou 151 dias: são 40,98% da renda do cidadão destinados somente aos tributos.

2004 - Lançamento de estudos de referência na área de saúde.

2005 - O Instituto integra a Frente Brasileira Contra a Medida Provisória 232, que impede o aumento de impostos sobre os serviços. Foi o ano em que o IBPT criou o Impostômetro.

2007 - Um estudo do IBPT subsidia a derrubada da CPMF ("Imposto do Cheque") no Senado Federal.

2010 - Em 25 de maio é instituído o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte (Lei nº 12.325), em virtude dos estudos sobre o número de dias trabalhados para pagar impostos.

2011 - Com o projeto De Olho no Imposto o contribuinte ganhou uma ferramenta para saber quanto um produto custaria se fosse livre da carga tributária: inspiração para a criação da Lei nº 12.741/2012, que obriga a apresentação da carga tributária nas notas fiscais. Naquele ano o Instituto ampliou sua plataforma tecnológica e desenvolveu seu business intelligence (BI) tributário e de mercado.

2012 - Entra no ar o Empresômetro - Perfil Empresarial Brasileiro.

2013 - O IBPT lança o Empresômetro - Perfil Empresarial Brasileiro, e o PAI - Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio. O primeiro trouxe informações relevantes aos empresários sobre todas as empresas brasileiras. O PAI orienta pequenos empreendedores para alcançar o sucesso empresarial. Em junho daquele ano, o IBPT passou a se chamar Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

2014 - É consolidado o projeto De Olho no Imposto, promovendo transparência tributária ao consumidor final. O Instituto participa ativamente do processo de universalização do Simples Nacional, que possibilita a inserção de mais 140 atividades econômicas e 450 mil empreendimentos no modelo tributário. O IBPT também abre amplo escritório em São Paulo e lança o Empresômetro MPE.