Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

21/05/2015

5 passos para ser um empreendedor altamente produtivo

 Como um pequeno empresário pode ter uma rotina altamente produtiva e lidar com os imprevistos de um negócio? “É preciso ter certeza do que é urgente e o que é importante. A maioria das pessoas não sabe e isso suga muito tempo e energia”, afirma Cynthia Serva, coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Uma atitude que contribui para a falta de produtividade de um empreendedor é o de não delegar as tarefas. “Na cabeça dele, ele faz as coisas do melhor jeito”, resume Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP.

Para João Bonomo, coordenador do Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do Ibmec/MG, o pequeno empresário deve organizar as tarefas de acordo com o seu perfil se deseja melhorar seu desempenho. “Tem uma linha de pensamento que indica a utilização de plataformas e aplicativos, mas outra que recomenda ficar longe do celular. Mas se o empreendedor não estiver acostumado, ele pode perder tempo em vez de melhorar a produtividade”, explica.

Veja outras dicas dos especialistas para quem deseja ter uma rotina mais produtiva.

 

1. Defina o que é urgente

Sabe aquela sensação de que você trabalhou muito, mas não conseguiu resolver nada? “A maioria não tem uma ideia de tudo que precisa fazer e deixa em cima da hora”, conta Alencar.

Nesses casos, o ideal é saber exatamente quais são as tarefas urgentes e as importantes. Dessa maneira, é possível priorizar e resolver os problemas.

 

2. Liste as tarefas

Coloque no papel tudo que você precisa fazer no dia, mês ou na semana. “Seja uma agenda tradicional ou virtual. Riscar as tarefas pode ser bom e tem efeito emocional para o empreendedor”, conta Cynthia.

“Além disso, determine um prazo para a execução das tarefas. Assim não vai atrasar as outras atividades”, ensina Alencar.

 

3. Busque ferramentas

Para facilitar o controle das atividades de um pequeno negócio é possível utilizar ferramentas de diversos tipos. Desde uma simples planilha de Excel a um aplicativo gratuito na nuvem. O importante é o empreendedor selecionar o que realmente irá ajudá-lo a trabalhar da melhor maneira.

 

4. Delegue mais

A maioria dos empreendedores tem dificuldade em delegar. “Confie em pessoas que possam realizar as tarefas. Não queira carregar o empreendimento nas costas”, afirma Bonomo.

Para Cynthia, é um problema não poder contar com as pessoas de sua equipe. “Ele acha que precisa estar a par de tudo e não sobra tempo para planejar o estratégico”, conta. “Instrua as pessoas e invista em treinamento”, completa Alencar.

 

5. Tenha disciplina

Redes sociais, aplicativos de smartphone e ligações contribuem para que qualquer empresário não consiga focar no que precisa fazer. Por isso, Cynthia afirma que é preciso ter muita disciplina, priorizar as tarefas e separar um tempo para relaxar.

 

“Uma hora de planejamento pode economizar várias horas de trabalho. Planeje suas atividades, é um hábito que vai ajudar a um pequeno empresário ser mais produtivo”, explica Bonomo.