Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

22/04/2019

10 dicas para ser mais produtivo no trabalho


 
Descubra 10 maneiras testadas e aprovadas para aumentar a produtividade no local de trabalho.
 
____________________________________________________________________________________________________________ 
 

Priorize e delegue


O 34º presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, viveu uma das vidas mais produtivas que você pode imaginar. Seu segredo? A caixa.

Eisenhower: uma ferramenta simples para ajudar a organizar tarefas. Tudo o que você precisa fazer é organizar os itens em sua lista de tarefas nas seguintes categorias:

Urgente e importante (tarefas a serem feitas imediatamente);
Importante, mas não urgente (tarefas a agendar para fazer mais tarde); Urgente, mas não importante (tarefas para delegar a outra pessoa);
Nem urgente, nem importante (tarefas a eliminar).


Trabalhe em períodos


É impossível manter o mesmo nível de concentração ao longo de 8 horas consecutivas, de modo que o método Pomodoro, desenvolvido por Francesco Cirillo, sugere dividir o trabalho em períodos de 25 minutos seguidos de uma pausa de 5 minutos.
 
A ideia é dar a uma tarefa sua atenção total (sem telefones, sem emails) por exatamente 25 minutos, marcados em um cronômetro. Quando o timer tocar, faça uma pausa de 3-5 minutos, no qual você pode fazer coisas como se alongar ou beber água, antes de iniciar outro ciclo.
 
Depois de quatro ciclos, ou “pomodoros”, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Esse método é tão simples e eficaz que se tornou uma das táticas mais utilizadas para aumentar a produtividade.

 

Fazer uma única tarefa e eliminar a tentação

 
Pode parecer simples, mas para muitos de nós que sofrem de FOMO agudo, sigla em inglês para Fear of Missing Out, ou medo de ficar por fora, resistir à tentação de uma dar uma olhada rápida nas redes sociais ou verificar as mensagens ao realizar uma tarefa é uma grande façanha.

“Alguns trabalhadores podem precisar ir tão longe ao ponto de ter que instalar programas anti-distração como SelfControl, Freedom [...] e Anti-Social que bloqueiam o acesso às partes mais viciantes da internet por períodos específicos”, sugere Phyllis Korkki em seu artigo “Como tirar o máximo proveito do seu dia de trabalho”, publicado no The New York Times.
 
Acompanhe o tempo gasto em cada projeto. Com um simples aperto em um botão no aplicativo Toggl, você inicia um cronômetro que acompanha o tempo gasto em projetos específicos para clientes diferentes.

Você gastou mais tempo do que o planejado em um determinado projeto? Você está cobrando R$ 40 a hora em vez de R$ 50? Usar esse aplicativo irá ajudar você a acompanhar todos esses itens. Ele também torna o faturamento muito mais fácil de fazer e gera relatórios que você pode compartilhar.


Trabalhe sem interrupções 

 
A regra de Carlson é simples: se você for interrompido no meio de uma tarefa, voltar à tarefa levará mais do que a interrupção. Na verdade, você terá 3 minutos para voltar para onde tinha parado. Além disso, quando você é distraído uma vez, é mais provável que você fique distraído – indo tomar um café ou conversando, por exemplo.

É por isso que Carlson foi um grande proponente de isolar-se para trabalhar continuamente, evitando interrupções ou distrações. Claro, algumas tarefas precisam ser realizadas em equipe, então você tem que ver quando é melhor para adotar o método de Carlson.
 

Defina prazos realistas

 
Cirilo Northcote Parkinson, um famoso historiador britânico, identificou uma falha no comportamento humano que leva à falta de produtividade. Conhecida como a Lei de Parkinson, a teoria afirma que o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão.

Isso significa que, se seu chefe der a você uma semana para realizar uma tarefa de 2 horas, sua mente aumentará a complexidade da tarefa. Na opinião dele, a tarefa adquirirá proporções maiores e você passará toda a semana a completando.
 
Pior de tudo, talvez você não consiga preencher o tempo livre com o trabalho adicional, pois o estresse e a pressão de realizar a tarefa assumirão o controle.

Como você pode evitar isso? Alocando a quantidade certa de tempo para uma tarefa desde o início, você economizará tempo e evitará que as coisas fiquem excessivamente complicadas.
 
 

Arrume seu escritório


A Lei de Douglas afirma que quanto mais espaço você tem, mais você se espalha por ele. Somente com um escritório limpo e arrumado você conseguirá reduzir o estresse e tornar-se mais produtivo.

Além disso, em um escritório onde há um lugar para tudo e tudo está em seu devido lugar, você sabe exatamente onde algum documento em particular estará, o que economizará uma quantidade considerável de tempo que, de outra forma, seria gasto procurando por ele.
 
 

Organize sua lista de tarefas

 
Para ser produtivo, você precisa saber exatamente quais tarefas precisam ser concluídas. Para fazer isso, escreva uma lista de tarefas com a ajuda de um aplicativo como o Wunderlist. Disponível para Windows, Android, iPhone, iPad, Mac, Kindle, gratuito e on-line, esse aplicativo irá enviar lembretes e ajudará você a atribuir tarefas a outras pessoas.

De acordo com o site do aplicativo, “Wunderlist é a maneira mais fácil de garantir que as tarefas sejam realizadas. Se você está planejando um feriado, compartilhar uma lista de compras com um parceiro ou gerenciar vários projetos de trabalho, o Wunderlist está aqui para ajudar você a ticar todas as suas tarefas pessoais e profissionais”.


Tire um tempo para se alimentar


A Lei Illich foi criada por Ivan Illich, um filósofo austríaco. De acordo com ele, você deve sentir-se totalmente livre de culpa sempre que faz uma pausa ou deixa o escritório para comer na cantina ou restaurante em vez de na frente da tela.
 
Aparentemente, depois de 45 minutos de trabalho, deixamos de ser produtivos, e é onde a ideia de fazer pausas regulares entra. Em um artigo intitulado “Lei de Illich: produtividade negativa”, Uxia Bereijo escreve: "Com o passar do tempo, ficamos menos focados e cometemos mais erros. Então, em vez de avançar e alcançar nossos objetivos, somos tudo menos produtivos”.


Comece com as tarefas difíceis 


Pare de procrastinar e comece o dia encarando as tarefas mais difíceis primeiro. De acordo com o princípio Laborit, desenvolvido por Henri Laborit, cirurgião e neurobiólogo, é melhor começar realizando os trabalhos mais complexos, aqueles que não queremos fazer.

Uma vez que as tarefas mais árduas estão fora do caminho, podemos nos recompensar. Pare de planejar o seu dia em torno de suas preferências naturais e coloque essas tarefas difíceis no topo da sua lista de tarefas.


Fonte: MSN | Carreira