Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

17/07/2018

Planejamento estratégico: como começar e implementar?

Um empreendedor entra no mercado com o árduo e ambicioso desejo de crescer, aumentar sua lucratividade e criar uma marca no mercado, porém, para isso é preciso estabelecer um planejamento estratégico. 


Por onde podemos começar? Qual o primeiro passo a ser dados? Como funciona? São essas as questões que, aparentemente, parecem complexas para serem respondidas, mas nem sempre são.

Começar a criação de um planejamento estratégico é essencial, além disso, é uma atividade que requer foco e determinação, exigindo então o conhecimento sobre o empreendimento. 

Portanto, a pergunta “Planejamento Estratégico: Como começar e implementar?” será respondida no blog de hoje. 
 

O ínicio de um planejamento estratégico

Primeiro será necessário realizar a definição da cultura organizacional da sua empresa, ou seja, aqueles itens como missão, visão e valores. Realizando esta definição é possível estabelecer metas que podem ser mais específicas para o seu segmento, portanto, saiba onde você quer chegar, em qual tempo e qual a grandeza da escala da meta determinada. 

Contudo, se você quer aumentar suas vendas, você pode colocar uma porcentagem exata determinando se será em grande ou pequena escala, e definindo o tempo. 

Ficaria assim: Quero aumentar minhas vendas (objetivo), em 20% (grande escala) no ano de 2018 (o tempo). 

Estude a sua empresa e o mercado

Com a meta estabelecida é possível definir o modo em que isso pode ocorrer. O empresário precisa conhecer e estudar seu empreendimento, avaliando quais são suas forças ou fraquezas, listando-as para a construção de um futuro diagnóstico geral do processo.

No fim dessa etapa, foque em olhar para o mercado e busque por oportunidades que podem dar vantagens para o seu negócio, como necessidades não declaradas dos consumidores ou falhas que a concorrência comete e que podem beneficiar seu negócio. 

Deve-se também olhar para o mercado e analisar as possíveis ameaças, como as altas taxas de importação ou legislações que exigem uma adequação ou investimento maior.

Busque inspiração nos concorrentes

Buscar inspiração não é copiar. Para desenvolver as melhores práticas, é muito comum fazer benchmarking, que consiste em selecionar alguns pontos críticos (geralmente as fraquezas identificadas internamente) e comparar com os mesmos pontos dos seus principais concorrentes, identificando a maneira como eles atuam sobre aquela questão e adaptando essa prática à sua empresa. Essa é uma atitude legal e utilizada com frequência no mundo dos negócios.

Defina métricas para avaliação de resultados

Antes de começar a desenvolver o seu planejamento estratégico, pense em como avaliar a evolução do processo depois. Pegando o exemplo do aumento de vendas em 15% citado anteriormente, podemos definir que um dos métodos de avaliação será a comparação dos resultados obtidos no mês com o mesmo mês do ano anterior, podendo ainda estabelecer comparativos trimestrais e semestrais.

O processo de avaliação não pode ser feito apenas ao final da aplicação de um planejamento estratégico. Essas mensurações devem acontecer ao longo de toda a ação para que, se necessário, estratégias sejam revistas ou metas sejam modificadas. Esse tipo de planejamento só é estratégico pois se adapta à realidade do momento, ou seja, tem fluidez. Um planejamento engessado perde a sua força muito fácil, pois não leva em conta a dinâmica de mercado.

Agora que você já tem o conhecimento suficiente para começar o seu planejamento estratégico, conheça nossos materiais educativos e assine nossa newsletter. :)