Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

31/07/2018

Como escolher o melhor Sistema de Gestão Empresarial

Não é preciso ser um empreendedor para saber que manter o controle de diferentes setores da empresa é uma tarefa difícil. Seja ela em vendas, receitas, estoque, fluxo de caixa, expedição, administração. São muitas etapas e números para que somente uma pessoa consiga organizar tudo. 


Seja você um colaborador ou gerente da empresa, chegou a hora de largar o gerenciamento em planilhas e papel implementando uma plataforma de Gestão Empresarial que esteja de acordo com às necessidades da organização. Está claro que com o passar dos anos o mercado vem crescendo muito mais, apresentando ao público uma variedade de soluções e será preciso apenas escolher aquela que se adequa mais ao seu serviço.

Você sabe como escolher o melhor Sistema de Gestão Empresarial? Bom, este tipo de ferramenta traz automaticamente várias vantagens para o negócio, seja ela de pequeno ou grande porte, todos podem se beneficiar dele. 

Ao optar por esse tipo de solução, a empresa consegue crescer de maneira mais organizada e reduzindo riscos. Com gestão, os processos da empresa começam a se qualificar para um nível mais eficiente.  Se você fez a sua escolha, no artigo iremos lhe auxiliar a compreender o que é a solução, quais as vantagens e como escolher o melhor software. 

O que é um Sistema de Gestão Empresarial?

Em dias que a tecnologia já está muito presente até em nossa jornada de trabalho, poucos colaboradores se veem na situação de controlar seu setor em um caderno ou planilha. O empreendedor que ainda está utilizando este método de trabalho, se dar ao motivo de não ter conhecido os Sistemas de Gestão que oferecem uma rotina mais facilitada, integrada e de atualização em tempo real. 

Conhecida também pela sigla ERP, que significa Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos Corporativos. É uma ferramenta que consegue integrar todas às soluções digitais de gestão em um único ambiente.

Com apenas uma ferramenta, as possibilidades de agregar total as operações do negócio se expande, conseguindo eliminar qualquer necessidade de utilizar outros sistemas para cada um dos processos. Portanto, estas informações vão desde registro de clientes até funcionários. 

Contudo, o Sistema de Gestão Empresarial traz pontos bem vantajosos para as empresas que a utilizam. Sendo assim, é possível ver a um curto prazo a economia de tempo, ao deixar o trabalho manual de lado e migrando para aquele que é automatizado. 

Os processos começam a ganhar um padrão, ou seja, não tem erros por falta de comunicação entre a empresa e colaborador, assim, é possível ter um processo sem executado e finalizado com êxito. 

É possível ter uma base de informações para realizar uma tomada de decisão assertiva. A empresa poderá elaborar planejamentos ou analisar os dados, a fim de evitar algum tipo de erro, prejuízo no faturamento final, produtos inacabados, quebras, entre outros. Além do mais, terá como um novo caminho a criação de estratégias empresariais.

Por fim, os custos operacionais vão reduzir de forma rápida, pois com o sistema automatizado a produtividade entre os colaboradores aumentam, dando maior liberdade de remanejar novas atividades.

Como escolher o Sistema de Gestão Empresarial ideal

Assim como um consumidor procura por algum produto ou serviço, na qual obrigatoriamente precisa se adequar para ele, um empreendedor faz o mesmo. 

Por exemplo, uma loja de produtos naturais não irá precisar das mesmas funções que uma indústria de calçados precisaria, não somente pelo porte, mas por conta dos processos de cada uma. 

Defina quais são as necessidades

Entenda quais serão os processos que precisam ser automatizados, busque em fazer uma reunião entre sua equipe para entender quais são as dificuldades atuais da empresa e colha informações que possam ser vantajosas ao buscar pela solução.

Não esqueça de destacar aquelas que são mais particulares para o seu empreendimento.

A implantação do Sistema será ágil e fácil?

Considere esta pergunta antes de escolher o software adequado para a sua empresa. Pois, ao realizar a implantação, no primeiro momento terá um impacto grande no fluxo de trabalho dos colaboradores, afinal, são eles que realizam todas as operações na jornada de trabalho. 

Entenda se a empresa contratada irá fazer toda implantação e ainda treinar os funcionários sobre este novo ambiente? Essa é uma das questões mais importante para ser avaliada. 

Depois de levantar estas informações, considere uma das possibilidades, lembre-se também que é possível fazer o uso de integrações para combinar com outro software que você já usa na empresa, a nível de programação.

Sempre defina um orçamento

Na empresa, ao optar por uma solução inovadora, será preciso desembolsar uma verba de investimento. Sendo assim, a empresa tem que colocar em suas visões que investimento não é custo, aliás, este tipo de solução irá trazer benefícios e vantagens para a organização.

Comece definindo um valor que você gostaria de utilizar para implementar o sistema escolhido, depois, realize algumas pesquisas para conseguir definir a melhor solução para o seu negócio.

Porque este tipo de solução pode contribuir para minha empresa?

Parece ser difícil a primeiro momento, mas inovação sempre traz muitas vantagens para o empreendedor e seu negócio, seja ela em produtividade ou apenas soluções de processos quebrados. 

Para te ajudar ainda mais neste passo, estamos disponibilizando abaixo um infográfico que lhe dar mais informações para conseguir dar este passo. Baixe agora!
 

Esperamos que estas informações tenham sido muito úteis para você, caso precise, podemos nos disponibilizar para explicar melhor sobre nossa solução. Se você preferir receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter.