Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

12/09/2018

Conheça mais sobre a nova forma de apresentação de informações previdenciárias, trabalhistas e

TV Receita, por meio de seu canal oficial no Youtube, disponibilizou no dia 11/09 (ontem/terça-feira), 10 videoaulas sobre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.


Mas antes, vamos conhecer o que é cada um deles.


eSocial

(Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas)


Sistema de prestação de informações ao Governo Federal, lançado a pouco tempo atrás, tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados. Ele proporciona uma unificação das informações trabalhistas. Ou seja, trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no sistema.


EFD-Reinf 

(Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais)

 

Novo módulo lançado no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), foi criado para complementar o eSocial, disponibilizando mais recursos para aprimorar a utilização do sistema. Sua criação teve o objetivo em substituir a forma como as informações eram transmitidas em algumas guias. Nas prestações de contas são necessários os valores referentes à Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), bem como o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).


DCTFWeb

(Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web)


É uma obrigação acessória tributária por meio do qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciários e de contribuições destinados a terceiros. O sistema utilizado para declarar as contribuições previdenciárias era a GFIP, onde o contribuinte tinha a opção de incluir e alterar os dados manualmente. Atualmente, com o novo sistema, a DCTF Web, os contribuintes não terão essa autonomia.

Os débitos e os créditos são gerados de forma automática através do eSocial/EFD-Reinf, e importados dos sistemas da Receita Federal, ou podem ser inseridos manualmente na aplicação.


Os vídeos divulgados pela TV Receita tratam especificamente da forma de apuração do cálculo das contribuições previdenciárias para orientar os contribuintes na geração de seus débitos previdenciários.


O auditor-fiscal da Receita Federal, Cláudio Maia, apresenta a todos os empregadores brasileiros a nova forma de apresentação de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais, além de novas declarações previdenciárias.


Para lhe ajudar a conhecer mais sobre os novos módulos apresentados pela Receita Federal, assista aos vídeos aulas no link abaixo:

www.youtube.com/playlist

 

FONTE: Econet