Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir
NOTÍCIAS

14/09/2018

Conheça a nova tecnologia para impressão 3D em metal, para vários setores de Indústria

Impressora 3D  está sendo cada vez mais utilizada! Ela tem a capacidade de produzir objetos a partir de matéria-prima  de modo eficaz. Na área de saúde, por exemplo, já foi utilizada para substituir órgãos de pessoas doentes, com resultados positivos no final.

Na área de indústria não seria diferente a eficiência da máquina.

 

A HP aproveitou a última edição da feira IMTS (International Manufacturing Technology Show) para apresentar a HP Metal Jet, uma nova tecnologia para impressão 3D em metal. De acordo com a fabricante, a Metal Jet deve garantir a vários setores da indústria uma produtividade “até 50 vezes maior” em relação a técnicas de impressão análogas, além de garantir “custos significativamente menores”.

 

Para implementar a tecnologia no mercado de fatores aditivos, a HP efetuou parcerias com a GKN Powder Metallurgy e com a Parmatech, a fim de gerar peças finais que serão utilizadas por empresas como a Volkswagen, a Wilo, a Primo Medical Group e a OKAY Industries.

 

Adicionalmente, a companhia também anunciou o Metal Jet Production Service, espécie de arquivo para o compartilhamento de projetos de peças, “permitindo que os clientes em todo o mundo repliquem rapidamente novos designs de peças 3D”, a fim de que “produzam grandes volumes (...) e integrem a HP Metal Jet aos seus planos de produção em longo prazo” – conforme consta em release de imprensa.

 

De acordo com o CEO da HP, Dion Weisler, trata-se de promover uma nova revolução industrial digital em uma indústria que movimenta US$ 12 trilhões anualmente. “As implicações são enormes – os setores automotivo, industrial e da saúde produzem centenas de milhões de peças de metal todos os anos”, disse Weisler.

 

A Metal Jet deve trabalhar inicialmente com aço inoxidável, auxiliando na forja de vários componentes com precisão “ao nível de voxel” – termo utilizado para se referir ao “pixel” dentro de uma estrutura volumétrica. No caso da Volkswagen, a impressora deve criar peças personalizadas como chaveiros individuais e placas de identificação de exterior – embora peças de alto desempenho devam ser incluídas em breve, com a promessa de reduzir o peso de uma variedade de peças metálicas.

 

“Um único modelo tem entre seis mil a oito mil peças diferentes”, comentou o Chefe de Planejamento e Desenvolvimento Tecnológico da Volks, Martin Goede. “Uma grande vantagem de uma tecnologia aditiva como a HP Metal Jet é que nos permite produzir muitas dessas peças sem necessitar de construir ferramentas de produção.” Goede também aponta que uma redução no tempo necessário para a fabricação das peças também implicará maior velocidade de produção – e consequentes ganhos de escala.

 

Já a parceria com a Parmatech permitirá, por exemplo, criar diversas ferramentas para profissionais de saúde, incluindo tesouras cirúrgicas, garras endoscópicas e “novas aplicações e geometrias não possíveis com as tecnologias convencionais de fabricação de metal”.

 

De acordo com a HP, a nova tecnologia de impressão em metal deve ser disponibilizada aos clientes da companhia em algum momento durante o primeiro semestre de 2019, juntamente com a base de dados do Production Service.

 

FONTE: CanalTech